As Luzes de Setembro - Carlos Ruiz Zafón

Olá pessoal!

A resenha de hoje é sobre o livro As Luzes de Setembro, terceiro título da Trilogia da Névoa de Carlos Ruiz Zafón.
Esse livro foi meu primeiro contato com a escrita do autor e posso dizer a vocês: UAU! Foi incrível!



Meu momento com esse livro começa com a seguinte pergunta que muitas pessoas me fizeram: Por que você começou a ler a trilogia de trás para frente?
E a resposta é: Eu não imaginava que As Luzes de Setembro fazia parte de uma trilogia.

Muito por fora do conhecimento das obras do autor acabei comprando esse livro pelo imenso interesse que a sinopse me despertou, após a compra comecei a pesquisar mais sobre a obra dele pois muitas pessoas me indicaram outros títulos e, por acaso, descobri que esse livro era o último da Trilogia da Névoa, escrita por Zafón entre os anos de 1990 e 1995.

As Luzes de Setembro conta a história da família Sauvelle que, após o falecimento de Armand (o pai e marido), se vê em enormes dificuldades financeiras e precisa abrir mão do luxo que era acostumada para viver uma vida simples e de muito trabalho.
A história começa em Paris no ano de 1936, quando a morte de Armand cai sobre a família como um véu negro de má sorte e acontecimentos piores ainda. Nesse ano a família foi de mau a pior, tendo que morar de favor em um espaço apertado.
1937 veio com a promessa de uma vida melhor quando Simone Sauvelle foi indicada por um amigo da família para trabalhar de governanta na mansão de um riquíssimo fabricante de brinquedos da Normandia.
A família se muda para um verdadeiro paraíso, uma casa com vista para o mar em uma pequena cidade adorável e agradável. O trabalho era melhor ainda, Simone só precisa separar a correspondência de Lazzarus, o fabricante de brinquedos, e cuidar para que tudo na mansão estivesse em ordem. Irene e Dorian, os filhos de Simone, ficaram ainda mais encantados com a possibilidade de viver em um lugar tão lindo.
A história começa a ficar cada vez mais interessante quando começamos a conhecer um pouco mais sobre Lazzarus e todas as criaturas estranhas e fascinantes que ele guarda na mansão Cravenmoore.

Visão: história/cenários:
O livro é realmente incrível e envolvente. As Luzes de Setembro é um mistério mas traz boas pegadas de horror, pegadas essas que, confesso, me deixaram bem tensa em algumas passagens.
Adorei a história pois além de ter me tirado das leituras habituais, me deixou encantada com o detalhismo de cada parte dos cenários e das criaturas que estavam em cena.
Os cenários da mansão Cravenmoore ficaram incríveis dentro da minha imaginação (rsrs), todos os "autômatos" criados por Lazzarus, que eram fascinantes e ao mesmo tempo assustadores, são parte de um universo mágico que se cria dentro da mansão.
Outro ponto que gostei bastante foi o envolvimento de lendas no contexto da história. Todos os segredos de Lazzarus giram em torno dessas lendas que ele conta para as crianças, e no decorrer da história a gente não imagina que essas histórias o envolvem diretamente.

Personagens:
Esse é o tipo de livro que quando acaba os personagens deixam saudade no leitor.

Simone Sauvelle é uma ótima mãe e mulher exemplar, gostei muito dela por ser uma personagem forte que não se abateu quando a família passou por dificuldades.

Dorian é o filho mais novo de Simone, um menino alegre e curioso que vive fazendo investigações pela ilha e que se mostrou muito forte no momento em que a família precisou de socorro.

Irene é a mais velha e é a protagonista da história. Não falei muito sobre ela no resumo da história por que ela grita por spoiler pois tudo que é central na história gira ao seu redor. É uma personagem sensível e curiosa que descobre todos os segredos da vida de Lazzarus graças a um certo achado na torre do farol.

Ismael é o amor de Irene, junto com ela desvenda mistérios e passa por momentos de intensa adrenalina, e que adrenalina! É um rapaz fechado mas que com Irene se mostra diferente e amoroso, adorei ele!

Hannah é a camareira da mansão, ela é prima de Ismael. Uma tagarela incontrolável que logo vira amiga de Irene e apoia muito o romance dela e Ismael. Hannah é uma personagem muito cativante que adorei conhecer.

Lazzarus Jahn é o dono da mansão, fabricante de brinquedos bizarros que deixam todos muito curiosos. Ele guarda muitos segredos e é a amarra do leitor nesse livro, enquanto a gente não descobre o que está guardado atrás de cada porta de Cravenmoore a leitura é insana.

Existem mais alguns personagens bem secundários que não tiveram muita relevância na história.

Visão geral:
Editora: Suma de Letras
Narrativa em terceira pessoa.
Trabalho editorial muito caprichado, sem erros gramaticais.
Cada capítulo inicia com o desenho do farol que faz parte da história, o que deu um charme no livro.
Eu comecei a ler como um romance e terminei como um suspense/terror muito louco.
Surpreendente é a palavra para o livro, os personagens são bem cativantes e os acontecimentos prendem muito. Estou indicando muito para os meus amigos pois eu fiquei tão encantada que cheguei a imaginar esse livro adaptado para o cinema pois acho que seria muito legal.






Nota

|  1  |  2  |  3  |  4  |  5  |

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

39 comentários:

  1. Adoro ler, sou uma apaixonada por livros.
    Adorei a dica e irei compra-lo com certeza.
    Tenha uma ótima semana. bj
    http://pontinhosamigosdaju.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. adorei muito interessante mesmo,o titulo a capa adorei
    http://artmelzinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá vanessa, parece ser um otimo livro, tambem adoro leitura, Beijos

    ResponderExcluir
  5. Muito legal a sua resenha sobre o livro Luzes de Setembro.
    Seria tão bom se as pessoas lessem mais, pois o conhecimento enriquece a alma.Bjss!!!

    http://www.agendadosblogs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Vanessa, muito boa sua resenha, eu não leio muito,mas como você disse que tem suspense ,eu estou pensando em comprar pois eu gosto de livros de suspense...
    Bjuss e uma ótima semana...

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante sua resenha, deu vontade de correr atras do livro e ler ele inteiro, e nem gosto do estilo. ✡✡Blog Com Mãos de seda ✡✡ Fan Page do Blog✡✡Participem de nosso Grupo✡✡

    ResponderExcluir
  9. Parece ser bem interessante! otima resenha.
    Bjss

    h

    ResponderExcluir
  10. Esse livro deve ser muito bom... Adorei a resenha.. bjs e sucesso..

    www.karinapadilha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Boa noite! Que resenha mais que perfeita,parabéns amiga. Difícil ver uma tão explicadinha como essa deu vontade de ler o livro.
    Bjsss e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  12. Acredito que seja muito bom este livro! ótima resenha amiga,tenha uma semana iluminada!bjss!! http://wwwmazeblogspotcom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua resenha, livro super interessante. De certa forma, conta uma história parecida com a que ocorre no nosso país. Com o atual governo, muitas famílias perderam seus empregos e/ou tiveram que mudar seu estilo de vida para acompanhar a economia... Abraços
    http://analauraartes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Pelas palavras que usou, ja da pra ver que essa e uma leitura muito interessante!!!! Adoro dicas de livros!!!
    Sucesso flor!!

    ResponderExcluir
  15. Esse livro parece ser muito bom, ótima resenha.
    Bjuus.
    www.fikesperta.com

    ResponderExcluir
  16. Esse livro deve ser muito bom... Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  17. Perfeita sua resenha, deixa a gente com gostinho de querer ler

    ResponderExcluir
  18. Vanessa resenha boa, é um livro que envolve a pessoa a ler até o fim, parabéns pela resenha fiquei com vontade de ler também o livro, Vanessa beijos.
    http;//www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. adorei a resenha, sempre é muito bom ler, fiquei morrendo de vontade de ler ele todinho
    http://blogcantinhodossonhosartesanatos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nossa....um livro que aparentemente começa como um romance e termina narrando fatos de terror....caramba...surpreendente né??? Parabéns por escrever tão bem. bjss
    www.katiamagal.com

    ResponderExcluir
  21. Boa noite amada! parabéns pela resenha, o livro parace ser muito bom! beijinhosssssssssssssss

    http://rubiaartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Minha amiga já leu esse livro e disse que era muito interessante! bJS
    http://ofantasticomundodairis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. amei a resenha.
    beijinhos
    rahtuber.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá, Vanessa.
    estou chegando agora a seu
    blog, estou adorando,
    ja seguindo voltarei com mais calma.
    Espero voce la no Espelhando.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  25. Que bela resenha, sou apaixonada pelo autor, mas infelizmente, ainda não li esse livro, acho que vai ficar nas compras de fim de ano :D

    ResponderExcluir
  26. Caramba! Se não fosse pela resenha jamais sonharia em comprar esse livro! Pensei que era um romance "água com açúcar" (pelo nome) e tem coisas que eu adoro, que é o mistério, o suspense, etc...
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Linda resenha! Ainda não conhecia o autor, mas com certeza vou querer ler o livro.

    beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oie!!!
    ainda não li nada do autor,mas tenho muita vontade de conhecer seus livros.
    todos falam super bem dele, e sabe que você não é a primeira que vejo lendo o livro dele fora da ordem kkk
    adorei a resenha ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  29. Oii, tudo bem?

    Nunca li nada do autor, mas tenho muita vontade, mas quero começar por "Marina". Sempre falam dessa atmosfera meio sombria das suas histórias, mas parece ser bem interessante e fiquei curiosa em relação aos brinquedos. Os personagens parecem ser bem construídos.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  30. Sempre vejo os livros do zafon de promoção na submsrino e penso: quero ler, mas nunca compro. Vejo muitos comentarios positivos.

    ResponderExcluir
  31. Oiii eu nunca tive a oportunidade de ler nada do autor e confesso para você que não conhecia o livro. Olhando assim pela capa eu imaginava uma coisa um pouco diferente e eu amei a sua resenha.
    Vou pesquisar mais sobre esse livro, mas já o adicionei a minha lista.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  32. Fiquei pensando na Paris dos anos 30/40. E a história deve ser incrível. Aliás, nao sabia que fazia parte d'uma trilogia e fiquei impressionada ao tu comentar que é possível ler sem ter lido os anteriores. Fiquei com muita vontade desta leitura! ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    A Suma de Letras é muito amor ♥
    Preciso confessar que no início da resenha eu não levei muita fé. O enredo não me atraiu muito e cheguei a pensar que seria um livro que eu não leria. Mas quando li que o livro traz boas pegadas de horror e é cheio de surpresas, acabei revendo meus conceitos.
    Está de parabéns pela resenha.
    Abraços!
    https://blogladoescuro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Olá, eu não conhecia esse livro, mas pela sua resenha fiquei morrendo de vontade de l~e-lo, parece ser um suspense que prende o leitor da primeira a ultima página <3 Espero poder lê-lo em breve e acho que como você começaria por esse último livro da trilogia, mas vou pesquisar sobre os outros *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  35. Olá! Já comecei duas séries de trás pra frente kkkkkk Sua resenha ficou ótima, mas a premissa não me agradou. As fotos ficaram lindas!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  36. Eu adorei a resenha e sempre tive interesse em ler algo do Zafon e essa de começar a trilkgia de trás para frente é algo que eu faria, sério! Haha!

    Abraços & até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Nunca li nada do autor, mas tenho imensa curiosidade em conferir algo dele. Amei sua resenha!! Me deixou bem empolgada para ler esse, apesar de ser o ultimo da trilogia :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Oi, tudo bem?
    Eu sempre vejo muitos elogios a esse autor, mas também não sabia que esse livro fazia parte de uma série.
    Não leio terror, mas não ligo quando há um ar de terror, uma pitada, como você disse.
    Fiquei bem curiosa para conhecer a história e a escrita do autor!
    Beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Oiee, tudo bem?

    Zafon é um clássico, né? Mas eu nunca li nada dele. Na verdade, nada me chama a atenção. Mas que bom que o livro conseguiu te surpreender e você aproveitou bem a história. Quem sabe um dia eu não leia...

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Oque achou do post? Dicas e opiniões são sempre bem vindas!