Resenha: O Teorema Katherine - John Green

O Teorema Katherine

Autor: John Green
Ano de Lançamento: 2013
Páginas: 302
Gênero: Romance
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573152
SKOOB





Olá galera! Tudo bem?

A resenha de hoje é sobre O Teorema Katherine, uma leitura que me deixou bem satisfeita pois é um livro que classifico como escrito com inteligência.



Colin, o nosso protagonista, é um ex-garoto prodígio que, poderia ser o típico "nerd gênio" nada popular que estamos tão acostumados a ver nos romances americanos adolescente, se não fosse o fato de ele ter uma lista de ex-namoradas com nada menos que 19 Katherines. Isso mesmo, 19!
Para um garoto anti social e nada popular entre a galera da escola Colin tinha um bom desempenho no quesito namoros, só que não! Ele sempre acaba levando um bom pé na bunda e, ao se apaixonar pela décima Katherine, ele já tinha percebido que ali havia uma estranha estatística.
O livro começa com Colin levando mais um fora, dessa vez da K-XIX. Ele fica completamente destruído e, na intenção de ajudá-lo a se sentir melhor, Hassan, seu melhor amigo, lhe propõe que os dois façam uma viagem sem destino e por tempo indeterminado (enquanto durasse o verão).



Ao chegarem na cidadezinha de Gutshot eles conhecem Lindsey. Colin não a considerou alguém que valesse a pena por ela estar lendo um exemplar de revista de fofocas das celebridades e se parecer bastante com mais uma daquelas garotas metidas a populares que ele não aguentava mais ver na vida.
Hollis, a mãe de Lindsey e dona de tudo que havia na nada grande Gutshot, lhes ofereceu um trabalho temporário, casa e comida e os dois acharam que não seria má ideia passar alguns dias naquela calmaria e ocupando a cabeça de Colin com algo que não fosse o fim de seu namoro.



Eu fiquei muito interessada por esse livro quando li a sinopse, logo de cara me encantei com Colin. No decorrer do livro porém, fui simpatizando mais com os outros personagens e no fim das contas Colin nem ficou sendo o meu preferido.
Existem cerca de mais cinco ou seis personagens secundários e tantos outros com curta aparição na história mas nada que influêncie o enredo, por tanto não citei estes.
A K-XIX é das Katherines a que mais conhecemos, pois foi o relacionamento mais duradouro e recente de Colin, ela aparece na história em lembranças de Colin e quando ele conta fatos sobre ela. Apesar de ser uma personagem não presente eu gostei do jeito dela, pelo pouco que pude conhecê-la pareceu uma garota de personalidade forte, um pouco demais para Colin, eu diria.
Colin é um personagem interessante, a inteligência dele é incrível e vemos isso na facilidade com que ele transforma qualquer frase ou palavra em anagramas, e também quando ele tenta incansavelmente transformar os relacionamentos em um teorema matemático. O único ponto que me cansou um pouco nele foi ele passar a maior parte da história deprimido e se lamentando, sendo esse o motivo por ele não ser o meu preferido no livro.
Hassan foi o personagem responsável por ter me feito dar boas risadas. Ele também é muito inteligente porém não é obcecado em se tornar um gênio como Colin, sendo assim ele se torna aquele personagem que tem sacadas inteligentes e diverte a história.
Lindsey, essa sim a minha preferida, vai desabrochando no decorrer do livro e logo percebemos que ela é mais parecida com Colin do que com a turma de amigos "maneiros" que ela costuma andar.

Pontos positivos: 

*A amizade de Colin e Hassan: Eles formam uma dupla super engraçada e são o tipo de personagem que quase se materializam na sua frente enquanto você lê.

*Outro ponto que para mim foi muito legal é a amizade que os dois criam com Lindsey e, posteriormente, a relação dela com Colin.

*O livro é bem provido de notinhas de rodapé que nos ajudam durante a leitura na hora em que algum personagem usa uma expressão alemã ou mesmo para nos contar algum dos muitos fatos históricos ou matemáticos que Colin conhece.

Pontos negativos:

Talvez haja matemática demais em alguns trechos do livro e isso me cansou um pouco pois não sou fã da matéria.


Nota:

|   1   |   2   |   3   |   4   |   5   |


É uma leitura agradável, recomendo que você que ainda não leu dê uma chance a esse livro.
Espero que tenham gostado de conhecer um pouco sobre o universo de O Teorema Katherine.



Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

25 comentários:

  1. O John é foda! Na parte do bilhete minha irmã quase me deu um tapa na cara porque não poderia estapear o autor. Gente, ele é foda e é louco, como assim a menina escreve AQUELA carta no final do livro? A historia é muito boa e envolvente. O John é talentoso e cruel T.T http://cabecasdeabobora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Já vi muitos comentários negativos em relação a esse livro do John Green que confesso que me afastou um pouco da aleitura. Mas assim foi com Quem é você, Alasca?, quem sabe eu não dê uma chance mais pra frente. Afinal, é John Green! Haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  3. Oieee! Sua fotos estão um primor!
    Quanto ao livro, não faz meu estilo, na verdade, não gosto muito do autor no geral, somente do livro LGBT que escreveu.
    Desculpe por não conseguir interagir com a resenha como merece, pois está linda, a organização e a estética são perfeitas, como sua leitora, até sinto vergonha, mas realmente não curto o autor :(
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oláá
    Acho essa capa uma fofura e adoro o autor, mas ainda não li esse livro, pois ouço tantas críticas que ate desanimo mas com certeza darei uma chance ao livro sim, só por ser do John Green haha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gente... John Green é John Green e não tem nem o que se falar né? Desse homem eu leio até a lista de compras se ele publicar kkk
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas sem duvidas vontade é o que não falta. Adorei a sua resenha e as fotos e os gifs

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  6. Olá! Td bem?
    Eu adorei ler A Culpa é das Estrelas, e me apaixonei pela escrita do John Green.
    Recentemente troquei um livro por O Teorema Katherine e logo espero começar a leitura. ^^

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie!!! ganhei o livro de presente ano passado mas, até hoje não li - o melhor até já tentei - sempre empaco, de qualquer maneira ainda irei lê-lo com certeza. beijão ;)

    ResponderExcluir
  8. Tio Verde foi muito inteligente pra escrever esse livro!
    Acho que ainda não o peguei pra ler JUSTAMENTE, pelo excesso de matemãtica!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Eu adoro o John Green, as confesso que esse éo livro mais chato dele! Foi bem complicado acompanhar a leitura, porém no fim a história em si é muito boa! Adorei sua resenha e suas fotos tao uma fofura!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Já li esse livro e achei ele bem bacana, mas as partes focadas em matemática me cansaram um pouco. Colin me irritou muito no início, mas depois que conheceu a Lindsey a história ficou bem mais divertida.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  11. odieiiii esse livro mdsss parei de ler na metade e se tiver a oportunidade de ler dnv nao queria suahusah
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Eu li o livro há muito tempo, mas gostei bastante da história. O Colin é bem chatinho, mas a história acabou me conquistando. O Hassan e a Lindsey foram responsáveis por deixar a narrativa bem mais atrativa. Não é o melhor livro do mundo, mas é divertido.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Sinceramente este é um dos livro do John que eu menos tenho vontade de ler. Talvez pelo número de resenhas negativas que eu li sobre ele. :\
    Mas um dia lerei, t*alvez eu goste. Né? rsrs. Gostei muito da tua resenha e das fotos.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu tenho vontade de ler esse livro, deve ser bem divertido mesmo. E gostei de saber que a amizade é um ponto forte da obra. Adoro livros que mostram bem relações de amizade.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?

    Esse foi o meu primeiro livro do John Green e eu gostei bastante e até o final me agradou, meu irmão por outro lado gostou da história, mas detestou o final rsrs.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ahhh eu gostei do livro. Ele é nerd, fato, mas é uma boa história e o John Green é nerdzão, né? Via o John como o Colin huahuahua curti a leitura.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Estou querendo ler esse livro, o primeiro que li dele foi Quem é você Alaska e simplesmente me apaixonei ♥ lindo post :)

    Floreios ♥

    ResponderExcluir
  18. Gente...mesmo uma galera odiando a obra, eu tenho a imensa satisfação em dizer que esse é meu livro preferido do autor. Adorei todos os personagens e super me identifiquei com Colin (tudo bem que ele é um pouco deprê, mas eu não!!!), gosto da forma como ele enxerga as coisas, da necessidade de querer realizar algo.
    É eu vou contra a maré, pois todos amam a Alaska e eu simplesmente a odeio, sorry...mas convenhamos que ela era um exemplo para ninguém seguir...o tipo de amizade que a minha mãe certamente me proibiria de ter, kkkkk
    Ainda me falta ler 'Cidades de Papel', mas fico adiando tanto essa leitura que nem ao mesmo sei porquê.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Sou doida pra ler esse livro a MUITO tempo! Mas acontece que acabo sempre deixando de lado, pois os livros de parceria me consomem muito DHASKJD :/

    Gostei da sua resenha e acho que matemática também será um ponto negativo pra mim JDAKLSD

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bem? Ainda não li este, mas adoro o JG, então espero poder ler em breve e compartilhar minha opinião também da obra.

    ResponderExcluir
  21. Esse é um dos livros do John que eu ainda não li. Tenho o livro na estante, mas não me sinto realmente impulsionada a fazer essa leitura. Espero que eu me anime futuramente porque ultimamente tenho desanimado com as histórias dele. Espero não me desapontar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oiii, tudo bem?
    Eu adorei este livro, li ano retrasado e até hoje não consigo esquecer a história, achei bem divertida!
    Beijão

    ResponderExcluir
  23. Oi! Tudo bem? :) O John Green escreve para um público do qual eu certamente não faço parte. Acredito que, assim como você, eu ficaria bem cansada com a leitura, mas por razões diferentes das suas.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  24. Oiee,
    Do autor eu li só "Quem é você, Alasca?", "ACEDE" e esse e adoro demais!!! <3

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Apesar dos pontos positivos não tenho vontade de ler o livro e matemática demais dá nó na minha cabeça!
    Bjs

    ResponderExcluir

Oque achou do post? Dicas e opiniões são sempre bem vindas!