10 anos de Step Up


Há quase dez anos atrás era lançado para o mundo o início de uma das séries de filmes sobre dança que mais levou pessoas a conhecerem o mundo da cultura Hip Hop. 
Em cinco continuações contagiantes, Step Up (Ela Dança, Eu Danço), trouxe para as telas diferentes histórias onde a cultura de rua se mistura com músicas e danças clássicas mostrando que pode ser possível juntar opostos e fazer com eles coisas impressionantes. Cada um dos cinco filmes traz também em seu enredo o confronto de classes e o preconceito para com raças, culturas e estilos, tudo trabalhado de forma muito real porém com sutileza.



Step Up - Ela Dança, Eu Danço (2006)


Estrelado por Channing Tatum e Jenna Dewan, no casal principal, Step Up é o começo de tudo.
Tyler (Channing Tatum) é um dançarino de rua, sem muitas perspectivas de vida, mora na periferia e tem algumas amizades que podem levá-lo para o caminho do crime, prova disso é quando ele é preso por invadir e depredar a Escola de Artes Maryland. Sua pena será prestar serviços comunitários justamente na escola invadida e destruída por ele e os amigos.
Tyler cumpre sua pena dia após dia até que, num dia de limpeza das salas de ensaio, ele conhece Nora, uma das alunas de dança contemporânea da escola. Os dois a principio não se entendem e nem se gostam. 
Após o companheiro de Nora na sua apresentação mais importante se lesionar ela precisa urgentemente encontrar um substituto, faz muitos testes com vários rapazes mas nenhum é capaz de acompanhá-la no número. Tyler, que todos os dias deixava para limpar a sala de ensaios no horário em que Nora estava ensaiando, vendo o desespero da moça para encontrar logo um novo parceiro ofereceu-se para dançar com ela. Nora não acreditou na capacidade de Tyler porém, ele provou a ela que poderia ajudá-la.
Step Up (Se Ela Dança Eu Danço), estreava mais exatamente em 11 de agosto de 2006 e encantou milhares de pessoas com sua história de amor onde a dança aproximava um casal completamente diferente em todos os aspectos.

*Trilha sonora maravilhosa!




Step Up: The Streets (2008)


A continuação de Step Up traz de volta alguns personagens do primeiro, inclusive Tyler que faz uma pequena participação onde podemos ver que a protagonista desta história, Andie (Briana Evigan), tem uma amizade de infância com o personagem de Channing Tatum. Essa é a ligação entre as duas tramas, Tyler consegue para Andie um teste na escola de artes Maryland, ela precisa passar neste teste para que possa continuar morando na cidade e participar do grande desafio de dança chamado The Streets. 
Andie tem dificuldades para se adaptar a escola de artes mas mesmo assim faz amizades e, juntamente com um desses novos amigos, Andie pretende juntar alunos de danças clássicas da alta sociedade com seu antigo grupo de dançarinos de rua para vencer o The Streets.

Step Up: The Streets foi lançado em 2008 porém no Brasil teve seu lançamento apenas em 2011.



Step Up 3 (ou 3D) (2010)


 A terceira parte da franquia também conta alguns personagens que não tiveram tanto foco no filme anterior mas que agora voltam como peças chaves na história, Moose e Camille são alguns deles.
Os amigos de infância Moose (Adam G. Sevani) e Camille (Alyson Stoner) entram para a universidade de Nova York e como forma de dar tranquilidade aos pais, Moose prometeu que não iria mais dançar e que iria se dedicar ao máximo ao curso de engenharia elétrica porém, Moose acaba conhecendo Luke que é o líder de um grupo de dança e o convida para conhecer a casa onde eles vivem e ensaiam.
Moose não consegue ficar longe da dança por muito tempo e acaba se afastando de Camille, sua melhor amiga, isso gera um conflito entre os dois que o deixa abalado, descobrindo mais tarde que Camille é apaixonada por ele.
O casal principal é formado por Luke (Rick Malambri), que é o líder do grupo de dança Os Piratas, e Natalie (Sharni Vinson) que é irmã do principal rival de Luke no mundo na dança.




Step Up: Revolution (2012)


Em Step Up Revolution o estilo de dança continua o mesmo porém, em outro formato.
Emily é uma garota rica que sonha em se tornar uma bailarina reconhecida e aclamada, quando ela chega em Miami conhece Sean e logo se apaixona por ele e por sua dança.
Sean lidera um grupo que faz flash mobs e está se tornando conhecido graças as sua apresentações surpresa em vários locais e ocasiões diferentes.
Quando um empresário poderoso tenta comprar e demolir todo o bairro onde Sean e seus companheiros de dança vivem, ele e Emily se juntam e transformam os flash mobs do grupo em protestos super artísticos buscando com isso evitar que milhares de pessoas sejam desalojadas.

*A história de Revolution traz um diferencial dos enredos anteriores pois nesse filme o que é buscado é um bem maior do que apenas mudar a vida de um único personagem, como nos anteriores. Talvez é o filme que traz apresentações de dança mais elaboradas e trabalhadas.




Step Up All In (ou Todos Dançam) (2014)





All In é o último filme da série e é o que mais traz personagens dos filmes anteriores. Neste Sean, de Revolution, viaja para LAs Vegas com seu grupo de flash mobs para participar de algumas audições porém, eles são rejeitados em todas e o grupo decide desistir e voltar para casa, mas Sean e Moose resolvem ficar para assistir a algumas apresentações.
No decorrer da história eles conhecem uma grande competição que dará um contrato milionário ao vencedor e decidem recrutar os melhores dançarinos que conhecem e formar um novo grupo. Esse novo grupo de Sean é formado só por personagens dos filmes anteriores, tendo como líder ao lado de Sean, Andie, do The Streets.
Ao chegar na competição eles descobrem que o MOB, ex-grupo de Sean e os Cavaleiros Grim, grupo com grande rivalidade com eles, também vão competir e isso faz com que Sean e Andie tenham que elevar o nível dos seus ensaios.





Este post é uma homenagem a essa série de filmes que me faz amar ainda mais a dança e que me deu muito mais motivos para ir em frente quando eu dançava e tinha na dança um sonho e ao mesmo tempo uma grande realização.
Fiz grandes amizades, aprendi lições inesquecíveis e descobri como atos simples, como dançar, podem mudar muito a vida das pessoas.
É legal quando a gente tem saudade de alguma coisa que foi muito boa e melhor ainda quando a gente tem algo que pode nos trazer um pouquinho das coisas que a gente ama de volta.

Se você conhece a série, comenta ai oque você acha. E se você ainda não conhece ou não assistiu a todos eles, vale a pena matar a curiosidade, quem sabe você também não aprende a dançar? ;)

Bjos!




Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

17 comentários:

  1. Oiee

    Nossa não sabia que tinha tantos filmes, não me lembro de ter assistido o primeiro , não gosto muito de filmes assim, mas interessante saber que cada filme fala de algo diferente e dá para aprender até a dançar rsrs

    Beijos

    www.livrosechocolatequete.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti ao primeiro e segundo filme, mas não fazia ideia que existiam tantas continuações. Mesmo assim, não acho que me animaria para assistir ao resto... Eu gostei quando assisti o filme, mas acho que não é meu tipo!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adoro filmes de dança, principalmente dança de rua.
    Desses, assistir somente o primeiro, quero muito assistir os outros, parecem tão bons quanto o primeiro.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Li! Que bom que você gostou do post. Eu também adoro filmes de dança e se juntar um bom romance então, melhor ainda rsrsrs
    Sou apaixonada pela série Step Up, mas para mim nenhum deles supera o primeiro.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita Déia!
    Bom, se você assistiu pelo menos o primeiro não perde muito por não ter visto a série toda se esse tipo de filme não faz seu estilo, ainda mais que eu considero o primeiro o melhor deles. Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Andressa, são filmes bem divertidos até. Eu particularmente gosto do estilo por que fui bailarina por um tempo e os filmes me trazem de volta um pouco do que eu vivia quando dançava.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Oi linda, tudo bem?
    Eu sou apaixonada pelo primeiro filme Ela dança, eu danço e confesso que só assisti a ele dessa série!
    Sou apaixonada pela história e pelos personagens! Já assisti esse filme 1000 vezes e nunca me canso de ver!

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Maiara, que legal que você é fã do Step Up, também já vi muitas vezes o primeiro rsrsr
    Obrigada pela visita!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Oiii!
    Uauu qto filmee, n sabia q existia tantos assim rsrsrs
    Super legal filmes com este tema, apesar de n curtir muito, mas tem uma legião de fãs de dança né?

    Bjos!!

    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline, obrigada pela visita! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Eu adoro essa série e assisti aos três primeiros filmes. Não sabia do Step Up Revolution, mas achei o trailer sensacional. É incrível como eles dançam bem e contagiam quem assiste...amo dança de rua.
    Ah, sem falar que foi assim que conheci o lindo Chaning Tatum.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Ai eu amo essa série de filmes! Me deliciava em assistir todo mundo fazendo as coreografias e tudo mais do hip hop. E juntou o Chaning com a Jenna <3
    (se bem que eu queria o Chaning pra mim, né?) hahaha
    Beijão
    http://www.sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Bem, eu não conhecia a série, na verdade é primeira vez que vejo sobre Step Up, realmente não me recordo de ter visto ou lido algo a respeito. O enredo da série tem seus atrativos, mas não é para mim, não curti muito não, mas quem gosta deve ser ótimo.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  14. Oie!!
    Adooooooooro esses filmes! Amo dançar, e eles expressam bem esse sentimento. As pessoas em geral não costumam entender. É só dança pra elas. Mas nesse filme vemos como é quando a dança faz parte da pessoa a ponto de ser também a vida dela.
    Adoro a parte num deles em que gravam vídeo perguntando o que é a dança para cada um. É sensacional.
    Fiquei chateada com o último porque desfizeram casais pelos quais torci. Mas isso também foi algo real... relacionamentos terminam. :/
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Vivian! Que legal que você compartilha dessa paixão comigo, também sou louca por dança, na verdade tudo que envolve música me fascina. Obrigada pela visita! BJOS!

    ResponderExcluir
  16. EU AMO a dança... na minha adolescência dançava jazz e afro-brasileira... viajava e participava de eventos e competições... depois que eu fiquei grávida esse sonho foi meio que adiado e até então eu só me vi curtindo filmes do tema e claro que eu assisti todos e achei o máximo esse ultimo juntar todos os outros integrantes do filme que puderam para formar essa nova história.. eu adoro hip hop apesar de não dançar... eu curto muito essa dança... é uma delicia... atualmente eu estou aprendendo a dançar Zouk que amo demais... é envolvente... é lindo e tem seu charme... adorei a postagem... Xero!

    ResponderExcluir
  17. Oiee

    Nossa quantas dicas legais. Amor ver este estilo de filme, pois são sempre muito divertidos e a vontade de dançar aumenta a cada filme. Vou assistir os que ainda não conhecia.

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir

Oque achou do post? Dicas e opiniões são sempre bem vindas!